quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Barrinhas de limão taiti e lavanda e virando titia outra vez

English version

Lime lavender bars / Barrinhas de limão taiti e lavanda

Quem me segue no Instagram talvez tenha visto que eu me tornei tia mais uma vez: dias atrás o bebê do meu irmão chegou ao mundo e nos deixei imensamente felizes! <3

Meu sobrinho é uma fofura, lindo demais, e eu fiquei com ele nos braços um tempão ontem. Depois que eu dei mamadeira para ele e o fiz arrotar, ele pegou no sono no meu colo e dormiu profundamente – melhor sensação do mundo. Voltei para casa com o coração cheio de amor e alegria e me sentindo incrivelmente inspirada, por isso fui para a cozinha e cozinhei um pouquinho. Estas barrinhas de limão taiti e lavanda foram uma das receitas que testei e elas ficaram ótimas, a lavanda dando uma dimensão diferente ao sabor cítrico.


A inspiração continua forte e há outras delícias que quero preparar – enquanto isso, deixo vocês com as barrinhas e eu fico aqui morrendo de saudade do meu pequenino, doida para vê-lo logo outra vez. <3

Barrinhas de limão taiti e lavanda
adaptadas de dois livros ótimos: The Beekman 1802 Heirloom Dessert Cookbook: 100 Delicious Heritage Recipes from the Farm and Garden e Chewy Gooey Crispy Crunchy Melt-in-Your-Mouth Cookies by Alice Medrich

- xícara medidora de 240ml

Base:
¾ colher (chá) de lavanda seca
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
¾ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (140g) de farinha de trigo

Cobertura:
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
raspas da casca de 2 limões taiti grandes
½ xícara (120ml) de suco de limão taiti
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.

Base: em um pilãozinho, macere a lavanda e o açúcar até que os botõezinhos de lavanda fiquem menores. Transfira para uma tigela média, junte a manteiga, a baunilha, o sal e a farinha e misture até incorporar. Pressione esta massa na forma preparada de maneira homogênea, preenchendo todos os cantinhos. Asse por 25-30 minutos ou até a base assar completamente, dourar bem nas extremidades e estar dourada no centro.

Cobertura: em uma tigela grande, junte as raspas de limão e o açúcar e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a farinha. Acrescente os ovos e misture bem com um batedor de arame. Acrescente o suco, a baunilha e o sal, misturando bem. Quando a base estiver pronta, reduza o forno para 150°C e deslize com cuidado a grade para fora (ou a forma, caso a grade seja fixa). Derrame a mistura sobre a base e volte ao forno por mais 20-25 minutos ou até a cobertura firmar e não balançar no centro quando a forma é movida.

Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em quadradinhos para servir.
Guarde em recipiente hermético, na geladeira, por até 3 dias.

Rend.: 16 unidades

9 comentários:

Su Delícia disse...

Tao bom!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Cassis @Cozinha Legal disse...

Bebês são a coisa mais gostosa desse mundo. Aproveita bastante, q logo ele vai estar por ai correndo atras de você. =)

Vi Furrati disse...

Nunca cozinhei com lavanda, nem sei onde encontrar pra comprar...

oblogdafenixx.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

No Mercadão tem, Vi Furrati, e creio que na Bombay Temperos tb.

Luciana Leal disse...

Ser tia é o máximo! Desde minha adolescência eu queria muito ser tia e hoje eu tenho uma sobrinha de 16 anos a Carolina que é a minha vida! Garrinhas de limão, que delicia!

Carol Moraes Maia disse...

Eu vi a foto no Facebook do seu pequeno! Quanta alegria!! Acho que ser tia é sem sombra de dúvida uma das coisas mais gostosas desse mundo!! E o que é que esses pequenos tem que hipnotizam a gente desse jeito, hein? Eu sou doida pelas minhas sobrinhas! E você estava gatona e super realizada com o pequeno nos braços! Parabéns!! E deliciosos as barrinhas cítricas... Qualquer hora vou pregará-las e volto aqui para contar pra você. Beijo grande!!

Priscila Schulz disse...

Parabéns por ser tia, bebes são lindo,deve ser uma delicia.
Adorei as barinhas cítricas...

Beijos, fica com Deus
Pri
http://www.receitaesperta.com.br/

glaucia maria gripp disse...

Patricia, vc eh uma querida e ve-la falar assim de seu sobrinho me faz gostar ainda mais de vc. Bj da fanzoca q acompanha seu blog desde muito...

Patricia Scarpin disse...

Glaucia, obrigada pelo carinho! 💜